Este manual foi elaborado por profissionais da área de saúde com objetivo de fornecer as informações necessárias ao usuário do Aspirador de Rede, quanto à operação, características técnicas e cuidados gerais de utilização e manutenção.
Para sua segurança não tente utilizar ou operar este produto para saúde sem que tenha lido e compreendido as informações contidas neste manual. Se mesmo após a leitura surgirem dúvidas, entre em contato com a Protec: [email protected]
Este dispositivo deve ser utilizado exclusivamente por profissionais de saúde devidamente treinados. Seguir as instruções deste manual não só garante a segurança do paciente, mas também prolonga a vida útil do equipamento. Atenção:
O uso incorreto do Aspirador de Rede pode resultar em riscos para o paciente e danos ao dispositivo.
Este equipamento deve ser operado em ambientes seguros e controlados, longe de atmosferas tóxicas.
Utilize apenas peças de reposição originais da Protec para garantir o desempenho e a segurança do equipamento.
O Aspirador de secreção Protec foi desenvolvido e produzido para auxiliar na aspiração de secreções de pacientes em diferentes procedimentos médico-hospitalares. São apresentados em dois modelos: Aspiradores Venturi para uso em redes de gases para oxigênio e ar comprimido medicinal e Vacuômetro para uso em rede de vácuo.
Os Aspiradores para Rede Protec precisam de uma rede canalizada, cilindro de gás ou equipamento gerador de vácuo para seu funcionamento.
Deve conectar o produto à rede de gás/ vácuo através da borboleta e conectar o tubo flexível na tampa do frasco e na sua extremidade encaixe a ponteira (cânula), e deve mover a ponteira ao local de aspiração.
O Aspirador de Rede Protec, deve ser manuseado por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado. É imprescindível a LEITURA TOTAL DO MANUAL DE INSTRUÇÃO antes de utilizar o Aspirador de Rede em pacientes.
A utilização do produto antes do completo entendimento das suas características e funções, resulta em condições de risco para o paciente e o próprio produto.
Os parágrafos precedidos das seguintes palavras merecem especial atenção:
Cuidado: Sinaliza condições que podem impactar negativamente a segurança do operador ou do paciente.
Atenção: Aponta situações que podem causar danos ao produto e seus acessórios.
Nota: Fornece informações adicionais que auxiliam na melhor compreensão do funcionamento do produto.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, DESMONTE, LIMPE e DESINFECTE/ESTERILIZE o Aspirador de Rede e seus acessórios;
Certifique-se de que o posto medicinal ou equipamento gerador a ser utilizado possui a mesma identificação referenciada no produto;
Verifique se não há vazamento, utilizando um pincel com solução de água e sabão neutro (espuma);
Não utilize o Aspirador de Rede em atmosfera tóxica;
Verifique se o kit Bóia está devidamente montado no Aspirador.
NUNCA utilize o produto sem o Kit Bóia. A não utilização deste implicará no vazamento de fluídos/secreção para o ambiente com risco de contaminação.
O produto pode provocar infecção cruzada de paciente para paciente, portanto, siga os procedimentos de desinfecção corretamente;
Utilize somente peças de reposição originais. A utilização de peças não originais poderá colocar em risco a segurança do paciente;
Não use óleo, graxa, hidrocarboneto ou materiais similares em contato com oxigênio, sob risco de explosão;
Leia com atenção este manual de instrução para utilizar corretamente o produto. Deve-se tirar o máximo proveito dos recursos relatados.
Caso não siga as precauções descritas, isso pode provocar desconforto ao paciente e ao profissional, e será considerado mau uso do produto.
Produto NÃO ESTÉRIL.
ATENÇÃO
Siga corretamente as instruções para limpeza, e desinfecção/esterilização dos componentes;
Tenha cuidado no manuseio do frasco de vidro, evitando que bata ou caia (produto frágil);
Sempre utilize o produto, dentro da pressão recomendada pelo Fabricante 6 kgf/cm².
Sempre utilize a borboleta p/ conectar ou desconectar da Rede de Gases, nunca deve fazer alavanca utilizando a tampa / conjunto. Ao fazer alavanca poderá desrosquear o bico da borboleta com o corpo gerando vazamento.
A manutenção do Aspirador de Rede deve ser feita por pessoal treinado ou representante autorizado.
NOTA
O Aspirador de Rede deve ser manuseado por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado.
Evite operar o Aspirador Venturi / Vacuômetro sem prévio conhecimento ou supervisão adequada, o vacuômetro só pode ser utilizado se acoplado a um posto medicinal ou ao equipamento gerador de vácuo;
1. Pegue o Aspirador de Rede, devidamente limpo e desinfetado/esterilizado;
2. Certifique-se da desobstrução plena dos conectores de entrada e saída;
3. Certifique-se da utilização do anel o'ring de vedação da tampa (standard e master)
4. Certifique-se da utilização do kit Bóia, com respectivo anel o'ring;
5. Certifique-se de que a pressão da Rede foi ajustada para 6kgf/cm² conforme recomendado;
6. Certifique-se de que o botão de regulagem do produto está fechado, isto é, totalmente girado no sentido horário;
7. Certifique se o gás / vácuo a ser utilizado é o mesmo que indicado no produto;
8. Certifique se há ausência de graxas, óleos ou substâncias orgânicas incompatíveis com o oxigênio e opere com mão limpas;
9. Conecte o produto em um posto medicinal ou equipamento, certificando-se de que está firmemente posicionado;
10. Conecte o tubo de aspiração no conector de aspiração e a outra extremidade na sonda do paciente ou ponteira;
11. Gire o botão de regulagem do produto no sentido anti-horário, verificando o fluxo da sucção da secreção ou elemento aspirado;
12. Quando atingir o nível máximo do frasco, a interrupção ou no término do procedimento clínico, gire o botão de regulagem em sentido horário para parar com a aspiração;
13. Desrosqueie o frasco da tampa do produto para remoção do material coletado. Descarte o material em local apropriado, evitando risco de contaminação ou infecção à outras pessoas;
NOTA
• Verifique sempre o volume aspirado, para que este não exceda o nível máximo do frasco;
• Verifique se o anel o'ring. (5) está posicionado corretamente na tampa para obter vedação com o frasco (1).
• Verifique a presença do o'ring. de vedação no kit boia (2).
CUIDADO
• Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, DESMONTE, LIMPE e DESINFECTE/ESTERILIZE o Aspirador de Rede e seus acessórios;
IMPORTANTE
• Aspiradores de Rede Vacuômetro não podem ser submetidos ao processo de limpeza por imersão em água, pois poderá danificar o manômetro.
Para realizar a limpeza do Aspirador de Rede é necessário desrosquear a tampa do frasco e puxando o kit boia do adaptador da tampa. A desconexão é realizada desrosqueando e puxando os itens no sentido contrário de onde estão acoplados, isto é:
• Desrosquear a tampa do frasco;
• Retire o anel o'ring da tampa do frasco;
• Puxe o kit boia do adaptador,
• Desencaixe o corpo para bóia da tampa p/ bóia;
• Retire o cone de vedação para bóia de dentro do corpo p/ bóia;
• Desencaixar o anel o'ring da tampa para boia.
IMPORTANTE
A tampa deve ser montada encaixando a esfera lateral no canal do corpo p/ boia, girando-a no sentido anti-horário. O mesmo vale para a desmontagem: Ao retirar a tampa, girar no sentido horário, e desencaixar a tampa do corpo p/ boia.
Caso a tampa p/ boia não possua a esfera lateral e o corpo não possua o canal para encaixe conforme o passo a passo acima, desencaixe a tampa apenas puxando do corpo p/ boia. A mesma sistemática vale para a montagem do item: encaixe a tampa no corpo sem precisar girar a tampa para travamento.
A desmontagem desses itens deve ser realizada desrosqueando e desencaixando uns itens dos outros. Em caso de dúvidas, consulte as vistas explodidas contidas neste manual de instrução.
IMPORTANTE
A montagem desses itens deve ser realizada rosqueando e encaixando os itens uns aos outros. Em caso de dúvidas, consulte as vistas explodidas contidas neste manual de instrução. A conexão é realizada empurrando/encaixando os itens contra os quais eles foram, inicialmente, retirados.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, DESMONTE, LIMPE e DESINFECTE/ESTERILIZE o Aspirador de Rede e seus acessórios;
Utilize as instruções dos fabricantes de agentes de limpeza, bem como dos fabricantes dos equipamentos de esterilização e/ou desinfecção, obedecendo as condições de aplicação, temperatura, duração do processo, aeração e outras informações técnicas aplicáveis.
Para rotina de limpeza não pode ser utilizado:
Hipoclorito de Sódio
IMPORTANTE
• Aspiradores de Rede Vacuômetro, não podem sofrer desinfecção por imersão ou em câmaras fechadas sob temperaturas superiores a temperatura ambiente, pois poderá danificar o manômetro.
• Somente o copo do Aspirador Master (em Policarbonato) e o frasco de vidro podem passar pelo processo de autoclave.
Para Aspiradores de Rede Venturi - Execute a limpeza em água corrente e sabão neutro removendo qualquer resíduo existente;
Para Aspiradores de Rede Vacuômetro - Execute a limpeza em água corrente e sabão neutro removendo qualquer resíduo existente, o restante do equipamento (parte que está c/ o manômetro) deve ser limpo com pano umedecido com água e sabão neutro.
Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco.
Prepare a solução de Ácido Peracético à 1% para desinfecção de alto nível de acordo com as instruções do fabricante, mantenha totalmente imersa na solução por um período de 15 minutos utilizando luvas, enxágue em água estéril e deixe secar em temperatura ambiente ou secadora por tempo máximo de 15 minutos, monte o produto e preserve-o de modo a mantê-lo protegido contra contaminação até a sua utilização.
Para desinfecção de baixo risco, utilize Ácido Peracético à 0,5% por um período de 10 minutos e siga as sequências acima descritas.
Caso utilize outro desinfetante diferente do recomendado, deve executar testes para verificar se ataca ou não o material do aspirador, mesmo sendo detergente “neutro”.
Mantenha totalmente imerso em álcool 70% de acordo c/ orientações do fabricante e deixe secar em temperatura ambiente ou secadora por tempo máximo de 15 min., monte o produto e preserve-o de modo a mantê-lo protegido contra contaminação até a sua utilização;
Somente o frasco de vidro pode passar pelo processo de autoclave a 134°C.
O copo em policarbonato (PC) do Aspirador de Rede Master NÃO RESISTE a temperaturas superiores a 121°C.
Embale o produto a ser esterilizado individualmente;
A peça deve permanecer dentro da câmara durante 15 minutos a 121°C (PC) ou no máximo 10 minutos a 134°C (Vidro);
Não coloque as peças sem embalagens adequadas dentro da câmara;
Não encoste as peças na parede da câmara;
Não coloque peças em cima das outras.
O Aspirador de Rede consiste três componentes principais, os quais estão representados nas Vistas explodidas.
ASPIRADOR DE REDE VENTURI STD
ASPIRADOR VACUÔMETRO STD
ASPIRADOR DE REDE VENTURI MASTER
ASPIRADOR VACUÔMETRO MASTER
Conforme descrito no item "Partes e Peças", não é necessário a utilização do anel o'ring na tampa do copo dos aspiradores de modelo Master.
Copo sem a marcação “N”
Tampa com anel o’ring
Copo com marcação “N”
Tampa sem anel o’ring
• Verificar o perfeito estado de conservação da tampa do frasco coletor. Caso a tampa esteja danificada, providenciar a substituição para evitar entrada de ar no frasco com uma consequente diminuição do vácuo.
• Os tubos flexíveis do sistema de aspiração são componentes de desgaste natural, devendo ser substituídas mensalmente.
• Não existem restrições quanto ao número de reutilizações do produto, deverão somente ser verificadas as restrições quanto ao perfeito estado de conservação do mesmo.
• Para realizar uma revisão periódica no Aspirador de Rede ou para a correção de qualquer irregularidade em seu funcionamento, solicite a assistência técnica autorizada da Protec ([email protected])
Pressão de Entrada
6 kgf/cm²
Capacidade
500ml – modelo Standard
400ml – modelo Master
Conexão de Entrada
Conforme Norma ABNT NBR – 11906:2011
Tampa:
Material: Poliamida (PA)
O’ring da Tampa do Frasco
Aspirador Standard: Borracha Nitrílica
Aspirador Master: Borracha Nitrílica
Kit Bóia s/ Adaptador: (Corpo, Cone e Tampa)
Material: Polipropileno (PP)
Kit Bóia c/ Adaptador: (Corpo, Cone e Tampa e Adaptador)
Material: Polipropileno (PP), Latão
Frasco
Material: Vidro – modelo Standard
Policarbonato (PC) – modelo Master
Manômetro
Material: Aço / pintura epóxi
Escala do Manômetro
0 a 76cm.Hg (externa) e 0 a 30pol.Hg (interna)
Conexão de Entrada (Borboleta)
Material: Polipropileno (PP) c/ inserto em ZAMAK
Kit Agulha de Regulagem
Material:
Botão: Polipropileno (PP)
Agulha e Porca: Latão e Latão Cromado respectivamente
Oring: Borracha Nitrílica
Corpo
Material:
Latão cromado – modelo Standard
Alumínio cromado – modelo Master (003577; 003578 e 003579
Latão Cromado – modelo Master (006231; 006232; 006233; 006234 e 006235)
• Deve ser armazenado em local sem umidade e insolação. Não ultrapassar o limite máximo de empilhamento de caixas inscrito na caixa externa.
• Deve ser manuseado e transportado com cuidado e evitando batidas, principalmente quando estiver fora da embalagem.
A Protec Export garante este produto contra defeito de material ou fabricação que nele se apresenta durante o prazo de 12 meses, contados a partir da entrega do produto com a Nota Fiscal de Venda, ao seu proprietário.
Não se incluem nesta garantia quaisquer danos causados por:
1. Utilização e/ou instalação inadequada ou em desacordo com os procedimentos contidos no manual;
2. Violação, ajustes ou manutenção realizados por pessoal não autorizado;
3. Acidentes ou agentes da natureza.
Os serviços em garantia serão prestados pela Protec Export ou seu representante devidamente autorizado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.
FABRICANTE/ DISTRIBUIDOR
PROTEC EXPORT Ind. Com. Imp. Exp. Equip. Méd. Hosp. Ltda.
Rodovia Bunjiro Nakao, 49800 - Chácara Remanso
CEP 06726-300 - Cotia - SP
CNPJ: 06.207.441/0001-45
I.E.: 278.163.442.114
Autorização de Funcionamento ANVISA N° 8043514
Número do Registro do Produto no Ministério da Saúde/ANVISA: 80435140002
PABX: +55 (11) 3132-9899
Fax: +55 (11) 3714-1375