Este manual foi elaborado por profissionais da área de saúde com objetivo de fornecer as informações necessárias ao usuário do Conector de Alumínio Protec, quanto à operação, características técnicas e cuidados gerais de utilização e manutenção.
Para sua segurança não tente utilizar ou operar este produto para saúde sem que tenha lido e compreendido as informações contidas neste manual. Se mesmo após a leitura surgirem dúvidas, entre em contato com a Protec: [email protected]
Este dispositivo deve ser utilizado exclusivamente por profissionais de saúde devidamente treinados. Seguir as instruções deste manual não só garante a segurança do paciente, mas também prolonga a vida útil do equipamento. Atenção:
O uso incorreto do Conector de Alumínio pode resultar em riscos para o paciente e danos ao dispositivo.
Este equipamento deve ser operado em ambientes seguros e controlados, longe de atmosferas tóxicas.
Utilize apenas peças de reposição originais da Protec para garantir o desempenho e a segurança do equipamento.
006836 CONECTOR RETO ADM (NO) SISTEMA VAFO
006837 ADAPTADOR SAÍDA SENSOR FLUXO SISTEMA VAFO
006838 ADAPTADOR ENTRADA SENSOR FLUXO SISTEMA VAFO
006840 CONECTOR RETO AMOSTRAGEM SISTEMA VAFO
006845 ADAPTADOR SAÍDA SENSOR FLUXO BABYLOG
006847 ADAPTADOR SAÍDA SENSOR FLUXO BABYLOG TRA AQUE
006850 CONECTOR RETO AMOSTRAGEM BABYLOG
006851 CONECTOR RETO ADM (NO) BABYLOG TRAQ AQUE
006852 CONECTOR RETO ADM (NO) BABYLOG SENS FLUX
006853 CONECTOR RETO ADM (NO) BABYLOG
009913 CONECTOR RETO AMOST 11,5MXØ18,5MM SRVI1 NEO
009922 CONECTOR RETO ADM 11,5MXØ18,5MM SRVI1 NEO
009914 CONECTOR RETO AMOST 11,5MXØ21,3MM SRVI2 NEO
009923 CONECTOR RETO ADM 11,5MXØ21,3MM SRVI2 NEO
009915 CONECTOR RETO AMOST 15MXØ18,5MM SRVI1 NEO
009924 CONECTOR RETO ADM 15MXØ18,5MM SRVI1 NEO
009916 CONECTOR RETO AMOST 15MXØ21,3MM EVT/SRVI2 NEO
009925 CONECTOR RETO ADM 15MXØ21,3MM EVT/SRVI2 NEO
009917 CONECTOR RETO AMOST 22MX22F EVT/SRV I INF
009918 CONECTOR RETO ADM 22MX22F EVT/SRV I INF
009919 CONECTOR RETO UNIÃO 15MXØ21,3MM EVT NEO
Os Conectores de Alumínio Protec são dispositivos construídos em alumínio (AL) com acabamento anodizado, saídas com conexões do tipo luer em alumínio anodizado e revestimento interno em silicone, disponíveis em vários modelos, a fim de se adequar a diversos procedimentos médico-hospitalares.
As seguintes opções de conexões Luer estão previstas para estes conectores de alumínio:
• Conexão Luer Macho
• Conexão Luer Femea
Estes conectores de alumínio foram desenvolvidos para utilizar em conjunto com circuitos de ventilação e anestesia e circuitos interligados a controladores de administração de óxido nítrico inalatório.
• Conectar de uma saída padronizada utilizando conectores compatíveis para unir a uma mangueira, circuito, traqueia e/ou outro produtos padronizados conforme a necessidade durante procedimento médico hospitalar.
• Auxiliar a conexão de tubos corrugados em circuitos respiratórios, durante a realização de procedimentos médico-hospitalar.
• Auxiliar na administração e monitorização dos gases em uma terapia de óxido nítrico inalatório.
• Auxiliar na condução da amostra de gás coletada do circuito respiratório até o monitor de gás.
O conector de alumínio deve ser manuseado por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado. É imprescindível a LEITURA TOTAL DO MANUAL DE INSTRUÇÃO antes de utilizar o conector de alumínio em circuitos.
A utilização do produto antes do completo entendimento das suas características e funções resulta em condições de risco para o paciente e o próprio produto.
Os parágrafos precedidos das seguintes palavras merecem especial atenção:
Cuidado: Sinaliza condições que podem impactar negativamente a segurança do operador ou do paciente.
Atenção: Aponta situações que podem causar danos ao produto e seus acessórios.
Nota: Fornece informações adicionais que auxiliam na melhor compreensão do funcionamento do produto.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em circuitos, DESMONTE, LIMPE E DESINFECTE/ESTERELIZE o conector de alumínio;
Não utilize o conector de alumínio em atmosfera tóxica;
Não utilize óleo, graxa ou qualquer substância baseada em hidrocarbonetos em nenhuma parte do conector de alumínio;
Verifique se as conexões luer não estão obstruídas;
Leia com atenção este manual de instrução para utilizar corretamente o produto. Deve-se tirar o máximo proveito dos recursos relatados.
Produto NÃO ESTÉRIL.
ATENÇÃO
Siga corretamente as instruções para limpeza, desinfecção e/ou esterilização.
Não deixe os conectores cair no chão;
NOTA
O conector de alumínio deve ser manuseado por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado.
Antes de utilizar o conector de alumínio, certifique-se:
1. De que está limpo adequadamente;
2. De que passou pelo processo de limpeza, desinfecção e/ou esterilização;
3. De que as conexões são compatíveis ao uso pretendido (conforme a tabela de especificações técnicas).
Conecte o conector de alumínio a um circuito; traqueia e/ou outros produtos com conexões padronizadas conforme a necessidade durante o procedimento médico hospitalar.
Verifique se os conectores estão encaixados de forma adequada nas traqueias e/ou outros conectores intermediários para evitar vazamentos entre as conexões.
Após ter terminado o procedimento, realize a limpeza, desinfecção e/ou esterilização para uma nova utilização. Para maiores detalhes consulte o tópico específico neste Manual.
CUIDADO
• Antes da primeira utilização e após cada utilização em circuitos, DESMONTE, LIMPE E DESINFECTE/ESTERELIZE o conector de alumínio;
Para realizar a limpeza do conector de alumínio, é necessário desconectá-lo do local onde ele estiver sendo utilizado, por exemplo circuito paciente.
A desconexão é realizada puxando o conector de alumínio no sentido contrário do local onde ele estiver acoplado, por exemplo:
• Puxar o conector de alumínio da traqueia, ou
• Puxar o conector de alumínio de um sensor de fluxo; outro conector intermediário ou
• Desrosquear as saídas luer das linhas de amostragem e/ou aplicação.
A desmontagem do conector de alumínio do local onde estiver sendo utilizado deve ser realizada desencaixando uns itens dos outros.
• O ato de puxar deve ser realizado segurando o item por partes rígidas. Jamais puxar os itens segurando-os por partes flexíveis.
A montagem do conector de alumínio do local onde estiver sendo utilizado deve ser realizada encaixando os itens uns aos outros. A conexão é realizada empurrando/encaixando o conector de alumínio aos itens contra os quais ele foi, inicialmente, retirado. Rosquear as linhas de amostragem e/ou aplicação as saídas luer das quais foram inicialmente retiradas.
CUIDADO
• Antes da primeira utilização e após cada utilização em circuitos, DESMONTE, LIMPE E DESINFECTE/ESTERELIZE o conector de alumínio;
A lavagem do Conector Intermediário deve ser feita por imersão em solução de detergente enzimático neutro, à temperatura entre 35 °C e 54 °C, durante 10 minutos.
O enxágue deve ser feito com água destilada ou filtrada de forma a eliminar as altas concentrações de cloro e/ou outros contaminantes que possam afetar os materiais. Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco.
Prepare a solução de Ácido Peracético à 1% para desinfecção de alto nível de acordo com as instruções do fabricante, mantenha totalmente imersa na solução por um período de 15 minutos utilizando luvas, enxágue em água estéril e deixe secar em temperatura ambiente ou secadora por tempo máximo de 15 minutos, monte o produto e preserve-o de modo a mantê-lo protegido contra contaminação até a sua utilização.
NOTA
• Para desinfecção de baixo risco, utilize Ácido Peracético à 0,5% por um período de 10 minutos e siga as sequências acima descritas.
• Recomenda-se no máximo 30 ciclos de desinfecção/esterilização neste processo.
• Durante o processo de desinfecção/esterilização o produto sofre ataques químicos e físicos, que natural e lentamente atacam suas moléculas e consomem seu tempo de vida útil.
• Após alguns ciclos, algumas partes do conector (como porca acabamento vermelha) podem apresentar indicativos visuais de desgaste natural, ou seja, poderá ficar escura com aspecto envelhecido e soltar pigmentos.
Utilize uma solução germicida apropriada ou Óxido de Etileno (C2H4O).
A esterilização utilizando-se o gás Óxido de Etileno deve obedecer aos parâmetros de temperatura a 54ºC (130ºF).
Ao utilizar Óxido de Etileno, siga as instruções fornecidas pelo fabricante do equipamento de esterilização, para determinar as temperaturas e os períodos de aeração indicados.
Após a esterilização em Óxido de etileno, aguarde de 24 a 48 horas antes de utilizar o material para permitir a aeração e saída dos resíduos de gás.
• O conector de alumínio deve ser embalado e esterilizado individualmente;
• As peças devem permanecer dentro da câmara no máximo 30 minutos a 121°C;
• Não coloque o conector de alumínio sem embalagem adequada dentro da câmara;
• Não encoste o conector de alumínio na parede da câmara;
• Recomenda-se no máximo 30 ciclos de desinfecção/esterilização neste processo.
• Durante o processo de desinfecção/esterilização o produto sofre ataques químicos e físicos, que natural e lentamente atacam suas moléculas e consomem seu tempo de vida útil.
• Após alguns ciclos, algumas partes do conector (como porca acabamento vermelha) podem apresentar indicativos visuais de desgaste natural, ou seja, poderá ficar escura com aspecto envelhecido e soltar pigmentos.
O conector de alumínio não é composto de partes e peças, ou seja, é parte de diversos produtos para saúde.
• Verifique, periodicamente, a limpeza e o perfeito estado de conservação do conector de alumínio. Caso seja constatada qualquer fissura, deformação ou outra irregularidade faça a substituição por um novo conector de alumínio.
• O conector de alumínio, deve ser substituído sempre que necessário, pois desgasta naturalmente com a utilização e os processos de esterilização/desinfecção.
Caso necessário uma substituição, o descarte deve ser feito de acordo com as exigências da autoridade sanitária, obedecendo a legislação em vigor. Ou seja, ao final de sua vida útil, deverá ser descartado como lixo hospitalar assegurando dessa forma a proteção ambiental.
Ao garantir o descarte correto do produto, você ajuda a evitar possíveis consequências negativas para o meio ambiente e a saúde humana.
Modelos:
Conectores reto amostragem
Conectores reto administração
Conectores reto união
Adaptador de entrada
Adaptador de saída
Matéria-Prima:
Conector: Alumínio Anodizado
Revestimento interno: Silicone
Conexão Luer Macho: Porca vermelha em Poliamida (PA)
Conexão Luer Femea: Alumínio Anodizado
Normas Técnicas:
ABNT NBR ISO 5356-1 – Equipamento anestésico e respiratório – conectores cônicos.
NBR ISO 80369-1 – Conectores de pequeno diâmetro para líquidos e gases para aplicação em saúde – Parte 1: requisitos gerais
Deve ser armazenado em local limpo e seco, sob temperaturas entre -5ºC à 45ºC e com umidade relativa inferior a 95% (Não condensada).
• Para transporte são admitidas variações de temperatura de -5ºC à 45ºC e com umidade relativa inferior 95%.
• Deve ser manuseado e transportado com cuidado e evitando batidas, principalmente quando estiver fora da embalagem.
A Protec Export garante este produto contra defeito de material ou fabricação por um período de 90 dias a partir da data de venda, comprovada através da Nota Fiscal de venda.
Não se incluem nesta garantia quaisquer danos causados por:
1. Utilização e/ou instalação inadequada ou em desacordo com os procedimentos contidos no manual;
2. Violação, ajustes ou manutenção realizados por pessoal não autorizado;
3. Acidentes ou agentes da natureza.
Os serviços em garantia serão prestados pela Protec Export ou seu representante devidamente autorizado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.
FABRICANTE/ DISTRIBUIDOR
PROTEC EXPORT Ind. Com. Imp. Exp. Equip. Méd. Hosp. Ltda.
Rodovia Bunjiro Nakao, 49800 - Chácara Remanso
CEP 06726-300 - Cotia - SP
CNPJ: 06.207.441/0001-45
I.E.: 278.163.442.114
Autorização de Funcionamento ANVISA N° 8043514
Número do Registro do Produto no Ministério da Saúde/ANVISA: 80435149017
PABX: +55 (11) 3132-9899
Fax: +55 (11) 3714-1375