Este manual foi elaborado por profissionais da área de saúde com objetivo de fornecer as informações necessárias ao usuário do Conjunto de Nebulização Contínua, quanto à operação, características técnicas e cuidados gerais de utilização e manutenção.
Para sua segurança não tente utilizar ou operar este produto para saúde sem que tenha lido e compreendido as informações contidas neste manual. Se mesmo após a leitura surgirem dúvidas, entre em contato com a Protec: [email protected]
Este dispositivo deve ser utilizado exclusivamente por profissionais de saúde devidamente treinados. Seguir as instruções deste manual não só garante a segurança do paciente, mas também prolonga a vida útil do equipamento. Atenção:
O uso incorreto do Conjunto de Nebulização Contínua pode resultar em riscos para o paciente e danos ao dispositivo.
Este equipamento deve ser operado em ambientes seguros e controlados, longe de atmosferas tóxicas.
Utilize apenas peças de reposição originais da Protec para garantir o desempenho e a segurança do equipamento.
CONJUNTO DE NEBULIZAÇÃO CONTÍNUA (TRAQUÉIA DE PVC )
003753 CONJ NEBUL CONT TRAQ PVC ATOXICO AD. P/ OXIG. 003815 CONJ NEBUL CONT TRAQ PVC ATOXICO AD. P/ AR 003754 CONJ NEBUL CONT TRAQ PVC ATOXICO INF. P/ OXIG
003816 CONJ NEBUL CONT TRAQ PVC ATOXICO INF. P/ AR
CONJUNTO DE NEBULIZAÇÃO CONTÍNUA PROTEC
(TRAQUÉIA DE SILICONE)
003757 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. AD. P/ O2
003758 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. INF. P/ O2
003819 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. AD. P/ AR
003820 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. INF. P/ AR
003920 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. AD. 1,8M
*venda sob consulta
006132 CONJ. NEB. CONT. TRAQ SIL 22X2000MM P/ O2 ESP
*venda sob consulta
005683 CONJ NEBUL CONT TRAQ. SIL. AD. 1,8M+MASC. INF
*venda sob consulta
003755 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. BASICO AD. P/ O2
005716 CONJ. NEB. CONT. TRAQ. SIL. INF. 2MTS O2
*venda sob consulta
003757 CONJ NEBUL CONT TRAQ SILIC. AD. P/ O2
O Conjunto de Nebulização Contínua Protec, é um produto para uso médico-hospitalar projetado para aliar tecnologia e facilidade no manuseio para uso em gasoterapia. Foi desenvolvido para atividades de inalação e aplicação de medicamentos vaporizados e umidificados, gerados por passagem de oxigênio ou ar comprimido medicinal para uso em procedimentos médicos-hospitalar.
As principais áreas de aplicação destes produtos são: inalações, aplicação de medicamentos via aérea, vaporizados e umidificados. O Conjunto de Nebulização Contínua Protec, necessita de uma fonte de gás (oxigênio ou ar comprimido medicinal) para seu funcionamento, utilizando a pressão de rede de gases de 3,5 kgf/cm² e controlando a vazão com fluxômetro.
• O Conjunto de Nebulização Contínua Protec deve ser conectado ao fluxômetro (a pressão de trabalho de 3,5 kgf/cm²(bar)), onde há necessidade de controle e regulagem de fluxo de gás (oxigênio / ar comprimido medicinal) necessário para arraste do líquido para nebulização.
• Não utilize o Conjunto de Nebulização Contínua em ambientes de atmosferas tóxicas como poeiras ou qualquer tipo de poluição.
• Verifique o gás a ser utilizado através de identificação de cores ou descrição, bem como o fluxo necessário para aplicação.
• Mantenha o monitoramento dentro da faixa de operação do equipamento médico utilizado e/ou atendimento ao paciente.
O Conjunto de Nebulização Contínua Protec, deve ser manuseado por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado. É imprescindível a LEITURA TOTAL DO MANUAL DE INSTRUÇÃO antes de utilizar o Conjunto em pacientes.
A utilização do produto antes do completo entendimento das suas características e funções resulta em condições de risco para o paciente e o próprio produto.
Cuidado: Sinaliza condições que podem impactar negativamente a segurança do operador ou do paciente.
Atenção: Aponta situações que podem causar danos ao produto e seus acessórios.
Nota: Fornece informações adicionais que auxiliam na melhor compreensão do funcionamento do produto.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE o Conjunto de Nebulização Contínua e DESMONTE e DESINFECTE/ESTERILIZE os acessórios;
Não utilize o Conjunto de Nebulização Contínua em atmosfera tóxica;
Certifique-se que o fluxômetro a ser utilizado está de acordo com o tipo de gás, ou seja, o botão de regulagem do fluxo na cor verde para oxigênio e amarela para ar comprimido medicinal;
Verifique se as áreas de instalação estão limpas, ventiladas e livres de materiais inflamáveis;
Verifique se o botão de regulagem do fluxo está totalmente fechado, ao abrir proceda de forma lenta e gradual;
Utilize somente peças de reposição originais. A utilização de peças não originais poderá colocar em risco a segurança do paciente;
Não use óleo, graxa, hidrocarboneto ou materiais similares em contato com oxigênio, sob risco de explosão;
Leia com atenção este manual de instrução para utilizar corretamente o produto. Deve-se tirar o máximo proveito dos recursos relatados.
Certifique-se de que as pessoas responsáveis para instalar e utilizar o equipamento estejam devidamente treinadas.
Caso não siga as precauções descritas, isso pode provocar desconforto ao paciente e ao profissional, e será considerado mau uso do produto.
Produto NÃO ESTÉRIL.
ATENÇÃO
Siga corretamente as instruções para limpeza, e desinfecção/esterilização dos componentes;
Sempre utilize a borboleta p/ conectar ou desconectar o Macronebulizador, nunca deve fazer alavanca utilizando a tampa / conjunto. Ao fazer alavanca poderá desrosquear o bico da borboleta com o corpo gerando vazamento.
A manutenção do Conjunto de Nebulização Contínua deve ser feita por pessoal treinado ou representante autorizado.
NOTA
O Conjunto de Nebulização Contínua deve ser manuseado por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado.
Evite operar o Conjunto de Nebulização Contínua sem prévio conhecimento ou supervisão adequada.
1. Pegue o Conjunto de Nebulização Contínua, devidamente limpo e desinfetado/esterilizado;
2. Desrosqueie a Tampa do Macronebulizador, coloque água ou medicamento indicado pelo profissional responsável dentro do Copo respeitando os limites mínimos e máximos. Rosqueie a Tampa.
3. Conecte o produto à fonte de gás (fluxômetro), observando se rosqueou corretamente para evitar vazamentos;
4. Certifique se o gás a ser utilizado é o mesmo que indicado no produto;
5. Gire o botão de controle do regulador de fluxo do fluxômetro para a direita, até atingir a leitura desejada;
6. Para diminuir o fluxo de gás, gire o botão do fluxômetro para a esquerda até atingir a leitura desejada;
7. Conecte a entrada do Macronebulizador a fonte de alimentação através de fluxômetro ou extensão e a saída com traquéia, máscara ou conector intermediário.
8. Leve a máscara à face do paciente e siga as instruções recomendadas pelo profissional responsável;
9. Certifique se há ausência de graxas, óleos ou substâncias orgânicas incompatíveis com o oxigênio e opere com mão limpas;
· Verifique a integridade física do produto;
· Após o uso, efetue os procedimentos de desinfecção, desmontando o produto e separando suas partes;
· Elimine qualquer resíduo existente.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE o Conjunto de Nebulização Contínua e DESMONTE e DESINFECTE/ESTERILIZE os acessórios;
ATENÇÃO
Para realizar a limpeza do Conjunto de Nebulização Contínua é necessário desrosquear ou desencaixar as suas partes. A desconexão é realizada desrosqueando e puxando os itens no sentido contrário de onde estão acoplados, isto é:
• Desrosquear a tampa do Copo;
• Puxe o kit Injetor da tampa do Macronebulizador,
• Desmonte o kit Injetor separando o Injetor do tubo de silicone;
• Puxe a traquéia da Tampa do macronebulizador;
• Puxe a máscara conectada à traquéia. Para máscaras com conector intermediário acoplado às mesmas (máscara infantil), desencaixe o conector da máscara;
A desmontagem desses itens deve ser realizada desrosqueando, desencaixando uns itens dos outros. Em caso de dúvidas, consulte as vistas explodidas contidas neste manual de instrução.
IMPORTANTE
A montagem desses itens deve ser realizada rosqueando e encaixando os itens uns aos outros. Em caso de dúvidas, consulte as vistas explodidas contidas neste manual de instrução. A conexão é realizada empurrando/encaixando os itens contra os quais eles foram inicialmente retirados.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE o Conjunto de Nebulização Contínua e DESMONTE e DESINFECTE/ESTERILIZE os acessórios;
Utilize as instruções dos fabricantes de agentes de limpeza, bem como dos fabricantes dos equipamentos de esterilização e/ou desinfecção, obedecendo as condições de aplicação, temperatura, duração do processo, aeração e outras informações técnicas aplicáveis.
Para rotina de limpeza não pode ser utilizado: Hipoclorito de Sódio.
A Limpeza deve ser executada com água corrente e sabão neutro;
Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco ou ar comprimido medicinal.
Prepare a solução de Ácido Peracético à 1% para desinfecção de alto nível de acordo com as instruções do fabricante, mantenha totalmente imersa na solução por um período de 15 minutos utilizando luvas, enxágue em água estéril e deixe secar em temperatura ambiente ou secadora por tempo máximo de 15 minutos, monte o produto e preserve-o de modo a mantê-lo protegido contra contaminação até a sua utilização.
Para desinfecção de baixo risco, utilize Ácido Peracético à 0,5% por um período de 10 minutos e siga as sequências acima descritas.
Mantenha totalmente imerso em álcool 70% de acordo c/ orientações do fabricante e deixe secar em temperatura ambiente ou secadora por tempo máximo de 15 min., monte o produto e preserve-o de modo a mantê-lo protegido contra contaminação até a sua utilização;
A esterilização utilizando o gás Óxido de Etileno, deve obedecer aos parâmetros de temperatura a 54°C (130°F).
Após a esterilização em Óxido de Etileno, aguarde de 24 a 48 horas antes de utilizar o material, para permitir a aeração e saída dos resíduos de gás.
Ao utilizar Óxido de Etileno, siga as instruções fornecidas pelo fabricante do equipamento de esterilização, para determinar as temperaturas e os períodos de aeração indicados.
As traqueias de PVC e as máscaras de PVC, não suportam temperaturas superiores a 60 °C.
SOMENTE PARA TRAQUÉIA DE SILICONE E O COPO DO MACRONEBULIZADOR podem passar pelo processo de autoclave.
Embalar o produto a ser esterilizado individualmente;
A peça deve permanecer dentro da câmara durante 15min a 121°C;
Não colocar as peças sem embalagens adequadas dentro da câmara;
Não encostar as peças na parede da câmara;
Não colocar peças em cima das outras.
O Conjunto de Nebulização Contínua consiste de três componentes principais, os quais estão representados na Vista explodida abaixo.
• Macronebulizador
• Traquéia
• Máscara
• A integridade física do produto e seus acessórios de vedação e conexão devem ser verificados após cada procedimento. Para uma manutenção segura, solicite auxílio a uma assistência técnica autorizada Protec.
• Não existem restrições quanto ao número de reutilizações do produto, deverão somente ser verificadas as restrições quanto ao perfeito estado de conservação do mesmo.
• Para realizar uma revisão periódica no Conjunto de Nebulização Contínua ou para a correção de qualquer irregularidade em seu funcionamento, solicite a assistência técnica autorizada da Protec ([email protected])
Macronebulizador:
Tampa: Poliamida (PA)
Borboleta: Polipropileno (PP)
Inserto: Zamak
Bico: Alumínio
Copo: Policarbonato (PC)
Kit Injetor: Giglê em Poliamida (PA) e Tubo em Silicone
Capacidade:
Macronebulizador de 500ml
Conexão de Entrada do Macronebulizador:
Conforme Norma ABNT NBR – 11906:2011
Traquéias:
Material: PVC (Para Conjunto de Nebulização PVC) Material: Silicone (Para Conjunto de Nebulização em Silicone)
Comprimento: 1200mm (Padrão)
Máscaras:
Modelo Infantil: PVC com conector em Poliamida (PA)
Modelo Adulto: PVC
Deve ser armazenado em local limpo e seco, sob temperatura entre -5°C à 45°C e com umidade relativa inferior a 95% (Não Condensada). Deve ser protegido de luz direta do sol e vapores químicos.
Para transporte, são admitidas variações de temperatura entre -5°C à 45°C e com umidade relativa inferior a 95%.
A Protec Export garante este produto contra defeito de material ou fabricação que nele se apresenta durante o prazo de 90 dias, contados a partir da entrega do produto com a Nota Fiscal de Venda, ao seu proprietário.
Não se incluem nesta garantia quaisquer danos causados por:
1. Utilização e/ou instalação inadequada ou em desacordo com os procedimentos contidos no manual;
2. Violação, ajustes ou manutenção realizados por pessoal não autorizado;
3. Acidentes ou agentes da natureza.
Os serviços em garantia serão prestados pela Protec Export ou seu representante devidamente autorizado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.
FABRICANTE/ DISTRIBUIDOR
PROTEC EXPORT Ind. Com. Imp. Exp. Equip. Méd. Hosp. Ltda.
Rodovia Bunjiro Nakao, 49800 - Chácara Remanso
CEP 06726-300 - Cotia - SP
CNPJ: 06.207.441/0001-45
I.E.: 278.163.442.114
Autorização de Funcionamento ANVISA N° 8043514
Número do Registro do Produto no Ministério da Saúde/ANVISA: 80435140017 (Traquéia de PVC) 80435140019 (Traquéia de Silicone)
PABX: +55 (11) 3132-9899
Fax: +55 (11) 3714-1375