MANUAL DE SERVIÇO

Este manual foi elaborado por profissionais da área de saúde com objetivo de fornecer as informações necessárias ao usuário do Painel de alarme, quanto à operação, características técnicas e cuidados gerais de utilização e manutenção. 

SOLUÇÕES ESSENCIAIS

Para sua segurança não tente utilizar ou operar este produto para saúde sem que tenha lido e compreendido as informações contidas neste manual. Se mesmo após a leitura surgirem dúvidas, entre em contato com a Protec: [email protected]

OPERAÇÃO SEGURA

Este dispositivo deve ser utilizado exclusivamente por profissionais de saúde devidamente treinados. Seguir as instruções deste manual não só garante a segurança do paciente, mas também prolonga a vida útil do equipamento. Atenção: 

O uso incorreto do Painel de alarme pode resultar em riscos para o paciente e danos ao dispositivo.

Este equipamento deve ser operado em ambientes seguros e controlados, longe de atmosferas tóxicas.

Utilize apenas peças de reposição originais da Protec para garantir o desempenho e a segurança do equipamento.

CÓDIGOS DO PRODUTO

                    004614 PAINEL DE ALARME – REDE DE AR COMPRIMIDO   

                    004615 PAINEL DE ALARME – REDE DE ÓXIDO NITROSO  

                    004616 PAINEL DE ALARME – REDE DE OXIGÊNIO  

                    004617 PAINEL DE ALARME – REDE DE VÁCUO  

                    004618 PAINEL DE ALARME – REDE DE NITROGÊNIO  

                    004619 PAINEL DE ALARME – REDE DE GÁS CARBÔNICO

DESCRIÇÃO

Os Painéis de alarme para gases é um equipamento desenvolvido para as atividades de prevenção e manutenção da rede de gases médico-hospitalares.

Princípios de Funcionamento

• Os Painéis de Alarme para Rede de Gases foram desenvolvidos para sinalizar por meio de alarmes audiovisuais  a queda de pressão de uma rede de gases medicinais. O acionamento é gerado por um manômetro pré-setado  calibrado, que com auxílio de um circuito micro processado, pode detectar qualquer variação na pressão da  rede de gases e é acionado imediatamente o alarme.  

Auxiliar no monitoramento da rede de gases canalizado através de sinalização por meios de alarmes audiovisuais quando ocorre queda de pressão da rede, de forma a prevenir a falta de gases para alimentar os equipamentos médicos hospitalares e ou pacientes durante procedimento clínico.

Aplicação Clínica

• Deve conectar o produto à rede de gás (posto medicinal) através do conector borboleta e conectar o cabo de energia na rede elétrica. Quando o painel de alarme estiver conectado na rede de gás e elétrica, o led de condição normal (verde) ficará acesso.

PRECAUÇÕES E NOTAS

O Painel de Alarme deve ser manuseado por pessoal qualificado e treinado. É imprescindível a LEITURA TOTAL DO MANUAL DE INSTRUÇÃO antes de utilizar o painel na rede.  

Caso não siga as precauções descritas, será considerado mau uso do equipamento. 

A utilização do produto antes do completo entendimento das suas características e funções resulta em condições de risco para o paciente e o próprio produto. Os parágrafos precedidos das seguintes palavras merecem especial atenção:   

Cuidado: Sinaliza condições que podem impactar negativamente a segurança do operador ou do paciente.  

Atenção: Aponta situações que podem causar danos ao produto e seus acessórios.    

Nota: Fornece informações adicionais que auxiliam na melhor compreensão do funcionamento do produto.  

CUIDADO

Não tente operar o Painel de Alarme sem prévio conhecimento ou supervisão adequada. O painel de  alarme só poderá ser utilizado quando instalado adequadamente a postos medicinais (consumo) e a rede  elétrica.

Não utilize o Painel de Alarme se constatado vazamento. Para verificar, utilize uma solução de água e  sabão neutro (espuma). Caso detecte vazamento, contate a Assistência Técnica Protec.

Certifique-se de que o gás a ser utilizado no Painel de Alarme é o mesmo do posto medicinal e é o mesmo  descrito na etiqueta de identificação do gás.

Não fume na área onde o equipamento é utilizado.

Nunca use óleo, graxa, hidrocarboneto ou deixe materiais orgânicos similares em contato com oxigênio,  sob risco de explosão. Os equipamentos que utilizam oxigênio não podem ser lubrificados.

Leia com atenção este manual de instrução para utilizar corretamente o produto. Deve-se tirar o máximo  proveito dos recursos relatados.

Produto NÃO ESTÉRIL

ATENÇÃO

Antes de utilizar, verifique se o produto não possui imperfeições.

Este produto pode sofrer alterações, sem prévio aviso ao usuário;

Manuseie o produto cuidadosamente;

A manutenção deve somente ser executada por pessoas autorizadas;

A manutenção deve somente ser executada por pessoas autorizadas;

Não sobrecarregue os encaixes;

Siga corretamente as instruções para limpeza, desinfecção e/ou esterilização.

NOTA

Leia com atenção este manual de operação para utilizar corretamente o produto e tire o máximo proveito  dos recursos relatados. Em caso de dúvidas, procure suporte técnico da Protec.

O produto deve ser utilizado unicamente na finalidade para o qual é indicado.

O Painel de Alarme deve ser manuseado por pessoal qualificado e treinado.

A manutenção preventiva deve ser executada pelo Fabricante e/ou Assistência Técnica Autorizada.

PAINEL FRONTAL

Legenda:  

[1] – Ligado  

[2] – Baixa Pressão  

[3] – Teste LED/Áudio  

[4] – Corta Áudio

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO/INSTALAÇÃO

• Conecte a extensão do tipo borboleta, rosqueando no posto medicinal.

• Conecte o plugue à rede elétrica.

• Quando o painel de alarme estiver conectado na rede de gás e elétrica, o LED de condição normal (VERDE)  ficará aceso; 

• Enquanto o painel de alarme estiver em condição normal, pode ser feito o teste de verificação do circuito.  Pressione e mantenha pressionada a tecla (Teste Led / Áudio) o LED de pressão baixa (VERMELHO) irá  piscar e irá soar um alarme sonoro, para interromper o teste solte a tecla;

• Quando a pressão da rede for inferior à 3,5 kgf/cm2, automaticamente o painel deixará de operar em  condição normal e começará a piscar e soar o alarme de pressão baixa (LED VERMELHO). A pressão da  rede deve ser corrigida, ou seja, o alarme deixa de soar com a pressão da rede superior à 3,5 kgf/cm2.

Painel de Alarme para Vácuo

Para Painel de Vácuo, irá alarmar quando atingir pressão inferior a 15pol.Hg, e irá parar de alarmar quando a pressão atingir 15pol.Hg;

NOTA

• Após a detecção da falha, é possível cortar o alarme sonoro pressionado a tecla (corta áudio). O alarme  sonoro será interrompido imediatamente, porém o led vermelho continuará piscando até que o problema  da pressão da rede seja resolvido;  

• Fixe o painel de alarme na parede utilizando dois parafusos, através dos furos contidos na parte posterior  do produto.

• Conecte o “Cabo Força” na tomada elétrica;

• Rosqueie a borboleta da extensão no conector do posto parede (Rede de gás) de acordo com o gás a ser  monitorado.

PREPARAÇÃO PARA LIMPEZA

CUIDADO

Antes da primeira utilização se necessário, LIMPE e DESINFECTE o Painel de Alarme;

LIMPEZA

CUIDADO

A limpeza deve ser feita com pano umedecido em solução de água e sabão neutro, passando por toda a  superfície do painel.

Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco.

ATENÇÃO

A desinfecção / limpeza não pode ser feita por imersão ou em câmaras fechadas sob temperaturas  superiores à temperatura ambiente, pois poderá danificar o produto.

Não pode ser utilizado Hipoclorito de Sódio (cloro) na desinfecção / limpeza, pois poderá danificar o  produto.

DESINFECÇÃO/ESTERILIZAÇÃO

ÁLCOOL 70%

Utilize álcool 70% para desinfecção da parte externa utilizando pano limpo e umedecido, e faça a secagem com  um pano limpo, macio e seco.

AUTOCLAVE

ATENÇÃO

O Painel de Alarme NÃO DEVE ser submetido à autoclave, pois não suporta as temperaturas deste processo e  será danificado.

PARTES E PEÇAS

ATENÇÃO

• Verifique, periodicamente, a limpeza e o perfeito estado de conservação do Painel de Alarme. Caso seja  constatada qualquer deformação ou outra irregularidade, contate a Assistência Técnica Protec.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção do produto deve ser executada por profissional treinado e com a utilização de componentes originais.  A integridade física do produto e seus acessórios de vedação e conexão devem ser verificados mensalmente. Para uma manutenção segura, siga as instruções contidas neste manual de serviço ou solicite a Assistência Técnica Autorizada Protec. A manutenção do produto deve ser executada por profissional treinado e com a utilização de componentes originais. A integridade física do produto e seus acessórios de vedação e conexão devem ser verificados mensalmente. Para uma manutenção segura, solicite a Assistência Técnica Autorizada Protec.

Substituição do Circuito para Painel de Alarme

1º Passo: Abra a tampa do painel de alarme, desrosqueando os parafusos com uma chave Phillips.

Ferramentas e Dispositivos:

A  - Chave Phillips

2º Passo: (Caso o painel seja para rede de gases). Retire o conector “Jumper” conectado na posição “CN3” da placa.  Em seguida, retire o conector do manômetro, conectado na posição “CN6” da placa. Após retire o teclado de membrana, conectado na posição “CN5” da placa.

2º Passo: (Caso o painel seja para rede de vácuo). Retire o conector do manômetro, conectado na posição “CN3” da placa.  Após retire o teclado de membrana, conectado na posição “CN5” da placa.

Nota: Nos painéis para rede de vácuo, a posição “CN6” fica livre.

3º Passo: Retire o conector do cabo de força, conectado na posição “CN1” da placa.

4º Passo: Desrosqueie os 4 parafusos que prendem a placa, utilizando uma chave Phillips. Em seguida, retire a placa para substituição.

  

Ferramentas e Dispositivos :

A  - Chave Phillips

  

5º Passo: Posicione a nova placa, apoiando os 4 furos nas torres de fixação.

6º Passo: Fixe a placa com os 4 parafusos, utilizando uma chave Phillips.

  

Ferramentas e Dispositivos :

A  - Chave Phillips

  

  

7º Passo: (caso o painel seja para rede de gases)

Encaixe o conector do manômetro na posição “CN6” da placa.  Em seguida, encaixe o conector “Jumper” na posição “CN3” da placa  Após, encaixe o teclado de membrana na posição “CN5” da placa.

7º Passo: (Caso o painel seja para rede de vácuo)  Encaixe o conector do manômetro na posição “CN3” da placa.  Após, encaixe o teclado de membrana na posição “CN5” da placa.  

Nota: Nos painéis para rede de vácuo, a posição “CN6” fica livre.

8º Passo: Passe o cabo por trás da torre de fixação e em seguida, encaixe o conector do cabo de força, na posição “CN1” da placa.

  

  

Substituição do Manômetro

1º Passo: Com o auxílio de um alicate de bico, retire o anel trava do conector. Em seguida, desconecte o tubo de PU do conector do manômetro.

Ferramentas e Dispositivos    

B - Alicate de Bico

2º Passo: Com o auxílio de uma chave canhão, desrosqueie as porcas que prendem o manômetro no suporte. Em seguida, retire o suporte.    

Ferramentas e Dispositivos  

C - Chave Canhão Nº 7

3º Passo: Retire o manômetro que vai ser substituído da carenagem do painel de alarme.

4º Passo: Encaixe o manômetro que vai ser substituído na carenagem do painel de alarme.    Acerte a posição do manômetro para que o visor não fique torto.

5º Passo: Encaixe o suporte nos parafusos de fixação do manômetro. Em seguida, rosqueie as porcas manualmente nos parafusos. Após, aperte as porcas utilizando a chave canhão.

Ferramentas e Dispositivos  

C - Chave Canhão Nº 7

6º Passo: Encaixe o tubo de PU no bico do manômetro. Em seguida, encaixe o anel trava com o auxílio do alicate.

Ferramentas e Dispositivos  

D - Alicate

7º Passo: Para painel de vácuo, encaixe o conector do manômetro na posição “CN3”. Manter a posição “CN6” livre.

Nota: Caso a manutenção seja realizada em um painel de alarme com a placa circuito na REV.01, executar o passo abaixo

7º Passo: Emende os fios do rabicho da placa com os fios do manômetro de modo que eles não se cruzem, solde em seguida utilizando o ferro de solda.  

Obs.: Neste caso, é necessário cortar o conector do manômetro com um alicate.

Crimpe os fios do cabo de força com o contato passo 3,96mm, em seguida encaixe os fios no alojamento das extremidades do conector kk. 

OBS: O alojamento central, deve estar vazio.

Ferramentas e Dispositivos  

E - Estação de Solda  

F - Alicate de corte

ESQUEMAS ELÉTRICOS

Painel de Alarme para Rede de Gases

Painel de Alarme para Rede de Gases

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Caixa:

Material:  

Caixa: Poliestireno de Alto Impacto (PSAI)  

Tampa: Aço com pintura Epoxi

Extensão do Tipo Borboleta:

Material:  

Borboleta: Polipropileno (PP) com inserto em ZAMAK  

Tubo: Poliuretano (PU) (Branco em espiral) Comprimento do tubo: 1 metro linear  

Bico: Latão Cromado  

Anel Trava: Poliamida (PA)  

Tipos de Gases:

Oxigênio  

Ar Comprimido Medicinal  

Óxido Nitroso  

Gás Carbônico  

Nitrogênio

Manômetro para Rede de Gases: 

Set Point pré-ajustado em 3,5 kgf/cm2

Manômetro para Rede de Vácuo: 

Set Point pré-ajustado em 15 pol.Hg

Conexões de Entrada:

Conforme a Norma ABNT NBR 11906

Tensão da Rede Elétrica:

 110V / 220V (Bivolt)

CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO

Deve ser armazenado em local limpo e seco, sob temperatura entre -5ºC à 45ºC e com umidade relativa  inferior a 95% (Não condensada). Deve ser protegido de luz direta do sol e vapores químicos.

CONDIÇÕES DE TRANSPORTE

• Para transporte são admitidas variações de temperatura de -5ºC à 45ºC e com umidade relativa inferior  95%.

• Deve ser manuseado e transportado com cuidado e evitando batidas, principalmente quando estiver fora  da embalagem.  

CERTIFICADO DE GARANTIA

A Protec Export garante este produto contra defeito de material ou fabricação por um período de 12 meses a  partir da data de venda, comprovada através da Nota Fiscal de venda.  

Não se incluem nesta garantia quaisquer danos causados por:  

1. Utilização e/ou instalação inadequada ou em desacordo com os procedimentos contidos no manual;  

2. Violação, ajustes ou manutenção realizados por pessoal não autorizado;  

3. Acidentes ou agentes da natureza.  

Os serviços em garantia serão prestados pela Protec Export ou seu representante devidamente autorizado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.

FABRICANTE/ DISTRIBUIDOR

PROTEC EXPORT Ind. Com. Imp. Exp. Equip. Méd. Hosp. Ltda.

Rodovia Bunjiro Nakao, 49800 - Chácara Remanso

CEP 06726-300 - Cotia - SP

CNPJ: 06.207.441/0001-45

I.E.: 278.163.442.114

Autorização de Funcionamento ANVISA N° 8043514

Número do Registro do Produto no Ministério da Saúde/ANVISA: 80435149001

PABX: +55 (11) 3132-9899

Fax: +55 (11) 3714-1375

http://www.protec.com.br

E-mail: [email protected]  

Built with