Este manual foi elaborado por profissionais da área de saúde com objetivo de fornecer as informações necessárias ao usuário da Jarra, quanto à operação, características técnicas e cuidados gerais de utilização e manutenção.
Para sua segurança não tente utilizar ou operar este produto para saúde sem que tenha lido e compreendido as informações contidas neste manual. Se mesmo após a leitura surgirem dúvidas, entre em contato com a Protec: [email protected]
Este dispositivo deve ser utilizado exclusivamente por profissionais de saúde devidamente treinados. Seguir as instruções deste manual não só garante a segurança do paciente, mas também prolonga a vida útil do equipamento. Atenção:
O uso incorreto da Jarra pode resultar em riscos para o paciente e danos ao dispositivo.
Este equipamento deve ser operado em ambientes seguros e controlados, longe de atmosferas tóxicas.
Utilize apenas peças de reposição originais da Protec para garantir o desempenho e a segurança do equipamento.
A Jarra de Umidificação é um umidificador composto basicamente de um copo em termoplástico com capacidade de 250 ml, que apresenta em sua parte superior uma conexão de entrada, identificada com a inscrição “IN” para conectar o tubo com o fluxo de gás proveniente do respirador e uma conexão de saída, identificada com a inscrição “OUT” para conectar o tubo que irá conduzir o gás umidificado para o paciente.
Em sua parte inferior, apresenta base de alumínio, que ao entrar em contato com o aquecedor, recebe calor promovendo o aquecimento da água no interior da jarra.
• A umidificação dos gases é realizada através da passagem do gás frio e seco através da jarra de umidificação parcialmente preenchida com água destilada aquecida. Através da evaporação da água, o vapor é misturado ao gás, elevando sua temperatura e umidade.
A Jarra de Umidificação é um produto destinado a promover o aquecimento dos gases e consequentemente a umidificação de vias aéreas do paciente, quando utilizado juntamente com um equipamento aquecedor.
Aplica-se em situações onde as vias aéreas superiores não são utilizadas, por exemplo, no paciente entubado que durante a ventilação mecânica, necessita que a função da nasofaringe e traquéia seja duplicada.
• Encaixe a Jarra de Umidificação na base aquecida do umidificador, seguindo as instruções do equipamento.
• Abasteça a Jarra de Umidificação com água destilada esterilizada.
• Conecte os tubos de entrada e saída do gás, de acordo com os conectores “IN” e “OUT” da Jarra de Alimentação.
• Após ligar o umidificador, verifique se o gás de saída da Jarra de Umidificação está aquecido e úmido.
A Jarra de Umidificação deve ser manuseada por pessoal qualificado e treinado. É imprescindível a LEITURA TOTAL DO MANUAL DE INSTRUÇÃO antes de utilizar a Jarra em pacientes.
A utilização do produto antes do completo entendimento das suas características e funções resulta em condições de risco para o paciente e o próprio produto. Os parágrafos precedidos das seguintes palavras merecem especial atenção:
Cuidado: Sinaliza condições que podem impactar negativamente a segurança do operador ou do paciente.
Atenção: Aponta situações que podem causar danos ao produto e seus acessórios.
Nota: Fornece informações adicionais que auxiliam na melhor compreensão do funcionamento do produto.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE, DESMONTE,DESINFECTE/ESTERILIZE a Jarra e seus acessórios;
Não utilize a Jarra em atmosfera tóxica;
Verifique sempre se o sentido do fluxo através da Jarra de Umidificação está correto.
Preencha a Jarra apenas com ÁGUA DESTILADA ESTERILIZADA;
Durante o preenchimento, NÃO ultrapasse o nível MÁXIMO de água indicado no corpo da Jarra de Umidificação sob risco de aumentar a resistência do fluxo e predispor ao acúmulo de água nos tubos do circuito com RISCO de inalação pelo paciente;
Antes de ligar o umidificador e conectá-lo ao paciente, assegure-se que exista Fluxo de gás passando pela Jarra de Umidificação, caso contrário o paciente pode estar sujeito a temperaturas elevadas.
Desligue o umidificador sempre que cessar o fluxo de gás através da Jarra de Umidificação. Caso contrário, irá ocorrer um superaquecimento da água no seu interior com potencial RISCO de lesão das vias aéreas do paciente ao ser reiniciada a ventilação mecânica.
Não utilize óleo, graxa ou qualquer substância baseada em hidrocarbonetos em nenhuma parte da Jarra;
Leia com atenção este manual de instrução para utilizar corretamente o produto. Deve-se tirar o máximo proveito dos recursos relatados.
Produto NÃO ESTÉRIL.
ATENÇÃO
Este produto pode sofrer alterações, sem prévio aviso ao usuário;
Manuseie o produto cuidadosamente;
Siga corretamente as instruções para limpeza, desinfecção e esterilização.
NOTA
A Jarra deve ser manuseada por pessoal qualificado e operado por pessoal treinado.
Antes de utilizar, verifique se o produto não apresenta avarias;
Selecione o modelo correspondente ao umidificador utilizado no procedimento clínico.
Certifique-se que o nível da água está dentro dos limites especificados no corpo da Jarra de umidificação.
Verifique se a passagem do gás está de acordo com o processo.
• Preencha a Jarra de Umidificação até o nível máximo indicado, utilizando apenas água destilada esterilizada;
• Antes de ligar o umidificador, ligue o respirador (Ventilador Mecânico) ou a fonte de fluxo de gás para evitar o aquecimento excessivo da água no interior da Jarra de Umidificação;
• Conecte o tubo com o fluxo de gás proveniente do respirador na conexão de entrada, identificada com a inscrição “IN”;
• Conecte o tubo que irá conduzir o gás umidificado para o paciente na conexão de saída da jarra de umidificação, identificada com a inscrição “OUT”;
• Verifique periodicamente o nível da água no interior da Jarra, completando sempre que necessário;
• Para completar o nível de água na Jarra de Umidificação, utilize a conexão apropriada na Jarra, no local identificado com a inscrição “WATER”.
Devem ser lidos e entendidos antes do uso do produto:
• O uso da Jarra de Umidificação requer treinamento especializado, de forma que o mesmo só pode ser usado por pessoas que tenham recebido treinamento adequado.
• A Jarra de Umidificação pode provocar infecção cruzada de paciente para paciente e, portanto, devem ser seguidos os procedimentos de esterilização descritos;
• A Jarra de Umidificação é de fácil manuseio onde o copo é encaixado na base sob pressão e vedado pelo anel de vedação;
• Para boa performance e vida longa, todas as instruções deverão ser estritamente seguidas.
• O entendimento incorreto das instruções pode provocar o desconforto ao paciente e ao profissional, devido à má utilização do produto.
CUIDADO
• Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE,DESINFECTE/ESTERILIZE a Jarra e seus acessórios;
Para realizar a limpeza da Jarra de Umidificação, é necessário desconectá-la do local onde ela estiver sendo utilizada, por exemplo circuito de anestesia; um Ventilador Mecânico. Ou seja, remova as Traqueias do Copo puxando-as no sentido contrário do local onde estão acopladas.
A desmontagem do conjunto é realizada removendo a Base do Copo, em seguida retirando o Oring da Base.
IMPORTANTE
• O ato de puxar deve ser realizado segurando o item por partes rígidas.
• A montagem da Jarra no local onde ela será utilizada deve ser realizada encaixando os itens uns aos outros.
• A conexão é realizada empurrando/encaixando os itens dos quais ele foi, inicialmente, retirado.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em Circuitos de Ventilação e Anestesia, se necessário, LIMPE, DESINFECTE/ ESTERILIZE a Jarra de Umidificação.
A lavagem deve ser feita por imersão em solução com detergente enzimático neutro, à temperatura entre 35ºC e 65ºC, por 10 minutos. O enxágue deve ser feito com água destilada ou filtrada, de forma a eliminar as altas concentrações de cloro e/ou outros contaminantes que possam afetar os materiais.
Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco.
IMPORTANTE
Álcoois jamais devem ser utilizados para limpeza da Jarra de Umidificação.
Para limpeza e/ou desinfecção, não utilizar Fenol (>5%), Cetonas, Formaldeído, Hipoclorito, Hidrocarbonatos Clorados, Hidrocarbonatos Aromáticos, Ácidos Inorgânicos e compostos quaternários da Amônia.
Prepare a solução de Ácido Peracético à 1% para desinfecção de alto nível de acordo com as instruções do fabricante, mantenha totalmente imersa na solução por um período de 15 minutos utilizando luvas, enxágue em água estéril e deixe secar em temperatura ambiente ou secadora por tempo máximo de 15 minutos, monte o produto e preserve-o de modo a mantê-lo protegido contra contaminação até a sua utilização.
Para desinfecção de baixo risco, utilize Ácido Peracético à 0,5% por um período de 10 minutos e siga as sequências acima descritas.
Utilize uma solução germicida apropriada ou Óxido de Etileno (C2H4O). A esterilização utilizando-se o gás Óxido de Etileno deve obedecer aos parâmetros de temperatura a 54ºC (130ºF).
Ao utilizar Óxido de Etileno, siga as instruções fornecidas pelo fabricante do equipamento de esterilização, para determinar as temperaturas e os períodos de aeração indicados.
Após a esterilização em Óxido de etileno, aguarde de 24 a 48 horas antes de utilizar o material para permitir a aeração e saída dos resíduos de gás.
Siga as instruções dos fabricantes de autoclaves no que se refere à temperatura, pressão e tempo. Procedimento de esterilização em autoclave:
Limpar;
Embalar o produto e esterilizar individualmente;
As peças devem permanecer dentro da câmara durante 15 minutos a 121°C ou 4 minutos a 134°C.
Não colocar as peças dentro da câmara, sem embalagem adequada;
Não encostar as peças na parede da câmara;
Não colocar as peças umas em cima das outras;
A Jarra de Umidificação é composta de três partes principais:
• Copo
• O’ring
• Base
• A manutenção do produto deve ser executada por profissional treinado e com a utilização de componentes originais.
• A integridade física do produto e as conexões devem ser verificadas após cada procedimento. Para uma manutenção segura, solicite a assistência técnica autorizada Protec Export.
• Só utilize este equipamento em perfeitas condições.
Base:
Material: Alumínio
Copo:
Material: Policarbonato (PC) e/ou Polisulfona (PSU)
O’ring:
Material: Silicone
Tampão:
Material: Silicone
Capacidade de Água:
250 ml
Fluxo Máximo:
180 l/min. (litros por minuto)
• Manter em local seco e temperatura entre -5° a 75°C e umidade relativa inferior a 95%.
• Deve ser protegido de luz direta do sol e vapores químicos.
• Para o transporte são admitidas variações de temperatura de -5°C à 55°C e com umidade relativa inferior
a 95%. Temperatura de Trabalho: 05 a 45°C.
• Deve ser manuseado e transportado com cuidado.
A Protec Export garante este produto contra defeito de material ou fabricação por um período de 90 dias a partir da data de venda, comprovada através da Nota Fiscal de venda.
Não se incluem nesta garantia quaisquer danos causados por:
1. Utilização e/ou instalação inadequada ou em desacordo com os procedimentos contidos no manual;
2. Violação, ajustes ou manutenção realizados por pessoal não autorizado;
3. Acidentes ou agentes da natureza.
Os serviços em garantia serão prestados pela Protec Export ou seu representante devidamente autorizado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.
FABRICANTE/ DISTRIBUIDOR
PROTEC EXPORT Ind. Com. Imp. Exp. Equip. Méd. Hosp. Ltda.
Rodovia Bunjiro Nakao, 49800 - Chácara Remanso
CEP 06726-300 - Cotia - SP
CNPJ: 06.207.441/0001-45
I.E.: 278.163.442.114
Autorização de Funcionamento ANVISA N° 8043514
Número do Registro do Produto no Ministério da Saúde/ANVISA: 80435140006
PABX: +55 (11) 3132-9899
Fax: +55 (11) 3714-1375