Este manual foi elaborado por profissionais da área de saúde com objetivo de fornecer as informações necessárias ao usuário das Válvulas Reguladoras Protec, quanto à operação, características técnicas e cuidados gerais de utilização e manutenção.
Para sua segurança não tente utilizar ou operar este produto para saúde sem que tenha lido e compreendido as informações contidas neste manual. Se mesmo após a leitura surgirem dúvidas, entre em contato com a Protec: [email protected]
Este dispositivo deve ser utilizado exclusivamente por profissionais de saúde devidamente treinados. Seguir as instruções deste manual não só garante a segurança do paciente, mas também prolonga a vida útil do equipamento. Atenção:
O uso incorreto da Válvula Redutora de pressão para cilindro, pode resultar em riscos para o paciente e danos ao dispositivo.
Este equipamento deve ser operado em ambientes seguros e controlados, longe de atmosferas tóxicas.
Utilize apenas peças de reposição originais da Protec para garantir o desempenho e a segurança do equipamento.
005064 VALV. RED. CIL.1 MAN INV.C/1S.CB.CT.P/ OXIG. 005065 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.CB.CT.P/ OXIG.
005066 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.CB.LG.P/AR NB218
005067 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.CB.LG.P/OXIG.
005073 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/FLUX.CB.LG.P/OXIG.
005081 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.CB.CT.P/AR NB218
005488 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.CB.LG.P/AR NB204
OUTROS MODELOS (VENDA SOB CONSULTA)
005041 VALV. RED. CIL.1 MAN.INV.C/1S.CB.LG.P/OXIG. 005068 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.P/OXIDO NIT.
005069 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/2S.CB.LG.P/AR NB218
005070 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/2S.CB.LG.P/OXIG.
005074 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/FLUX.P/OXIDO NIT.
005077 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/FLUX.CB.CT.P/OXIG.
005082 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.P/GAS CARBONICO
005123 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.P/NITROGENIO
005493 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/FLUX.CB.LG.P/AR NB204
005527 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.CB.CT.P/AR NB204
005548 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S.P/CO2 SANIK 2,5KGF
005730 VALV. RED. CIL.1 MAN.C/1S. P/ OXIG. ESPECIAL
005775 VALV. RED. CIL1MAN.C/1S.CB.LG.P/OXIG. CAL 5KG
NOTA (1): Consulte outros modelos
As válvulas redutoras de para cilindro (Alta pressão) com 1 manômetro foram desenvolvidas para controlar a pressão de saída de Ar comprimido medicinal, Oxigênio, Nitrogênio, Gás Carbônico, Argônio ou Óxido Nitroso. São disponíveis nos seguintes modelos: saída simples, saída dupla, saída tripla e saída com fluxômetro.
As Válvulas redutoras de pressão para cilindro, são desenhadas para serem conectadas ao cilindro de gás medicinal (150 ou 200 kgf/cm² (bar)).
Possui um manômetro indicando a pressão de entrada (cilindro) com a pressão de saída calibrada (Pressão de trabalho de 3,5 kgf/cm² (bar)).
• Não utilize as Válvulas Reguladoras de pressão para cilindro em ambientes de atmosferas tóxicas, como poeiras, umidade ou qualquer tipo de poluição.
• Verifique o gás a ser utilizado através de identificação de cores ou descrição, bem como o fluxo necessário para aplicação;
• Mantenha o monitoramento dentro da faixa de operação do equipamento médico utilizado e/ou atendimento ao paciente.
A Válvula deve ser manuseada por pessoal qualificado e operada por pessoal treinado. É imprescindível a LEITURA TOTAL DO MANUAL DE INSTRUÇÃO antes de utilizar a Válvula em pacientes.
Caso não siga as precauções descritas, será considerado mau uso do equipamento.
A utilização do produto antes do completo entendimento das suas características e funções resulta em condições de risco para o paciente e o próprio produto. Os parágrafos precedidos das seguintes palavras merecem especial atenção:
Cuidado: Sinaliza condições que podem impactar negativamente a segurança do operador ou do paciente.
Atenção: Aponta situações que podem causar danos ao produto e seus acessórios.
Nota: Fornece informações adicionais que auxiliam na melhor compreensão do funcionamento do produto.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE a válvula redutora de pressão para cilindro;
Verifique se as áreas de instalação estão limpas, ventiladas e livres de materiais inflamáveis;
Certifique-se que a conexão “niple” da válvula redutora de pressão a ser utilizada está de acordo com o tipo de gás. Para produto c/ fluxômetro, a válvula de regulagem na cor verde para oxigênio, cor amarela para ar comprimido medicinal, azul para óxido nitroso, marrom para argônio e cinza para CO2;
Verifique se os cilindros estão adequadamente fixados em local apropriado;
Verifique se a válvula de regulagem está totalmente fechada, ao abrir proceda de forma lenta e gradual
Não utilize óleo, graxa ou qualquer substância baseada em hidrocarbonetos em nenhuma parte da Válvula Redutora, sob risco de explosão;
Verifique se não há vazamentos nas conexões, utilizando um pincel e solução com água e sabão neutro (espuma);
Verifique a inexistência de centelhas ou qualquer outra fonte de ignição próxima ao local de operação.
Não permaneça em frente ou atrás do regulador quando abrir a Válvula Redutora, isto é, deve sempre posicionar ao lado da mesma;
Leia com atenção este manual de instrução para utilizar corretamente o produto. Deve-se tirar o máximo proveito dos recursos relatados.
Produto NÃO ESTÉRIL
ATENÇÃO
Este produto pode sofrer alterações, sem prévio aviso ao usuário;
Manuseie o produto cuidadosamente;
Não o deixe cair ou bater no chão;
Evite alterar o ajuste do parafuso da válvula de segurança, bem como qualquer reparo. A manutenção deve somente ser executada por pessoas autorizadas;
Não sobrecarregue os encaixes;
Não use produtos abrasivos na superfície;
Siga corretamente as instruções para limpeza, desinfecção e/ou esterilização.
Recomenda-se a execução da manutenção preventiva anualmente quanto à estado/limpeza do filtro, sede, válvula de segurança e diafragma.
NOTA
Leia com atenção este manual de operação para utilizar corretamente o produto e tire o máximo proveito dos recursos relatados. Em caso de dúvidas, procure suporte técnico da Protec.
A Válvula deve ser manuseada por pessoal qualificado e operada por pessoal treinado.
A manutenção preventiva e calibração deve ser executada pelo Fabricante e/ou Assistência Técnica Autorizada.
• Verifique antes de conectar, se:
1 - Está adequadamente limpo;
2 - A conexão “niple” válvula redutora de pressão a ser utilizada está de acordo com o gás. Para produtos c/ fluxômetro verifique a cor da válvula de regulagem;
3 - Está com ausência de graxas, óleos ou substâncias orgânicas incompatíveis com o oxigênio;
• Antes de conectar a válvula no cilindro, abra ligeiramente a válvula do cilindro para expurgar impurezas e/ou sujeiras;
• Ao conectar a válvula no cilindro utilizando chave de boca, segure a válvula pelo corpo e nunca apoie ou force o Manômetro/fluxômetro, pois pode proporcionar vazamento na colagem do Manômetro/ fluxômetro na válvula.
• Verifique a pressão do gás do cilindro em uso (pressão máxima de 200 kgf/cm²)
• Use somente a pressão recomendada;
• Utilize um pincel com solução de água e sabão neutro na região da conexão para verificar se há possíveis vazamentos de gás. Quando detectado o vazamento, refaça os itens anteriores.
• Conectar os acessórios adequados a gasoterapia desejada.
• Após a operação desejada, feche a válvula do cilindro;
- Abra a válvula de controle do gás do equipamento conectado à válvula. Se estiver usando a válvula com fluxômetro abra a válvula de regulagem do mesmo;
- Aguarde até que o manômetro da válvula indique a pressão do cilindro (manômetro de alta pressão), a leitura deve ser zero. Para produto c/ fluxômetro feche a válvula de regulagem (botão);
- Feche a válvula de controle de gás do equipamento conectado à válvula.
• Quando detectar risco de contaminação, efetue a limpeza adequada para reutilizá-la;
• Para oxigênio e ar comprimido medicinal, a vazão é acima 84 l/min (5 m3/min) e a pressão de saída pré-ajustada de 3,5 Kgf/cm²;
• Para nitrogênio, a vazão máxima é de 15 l/min e a pressão de saída pré-ajustada de 3,5 Kgf/cm². Sem risco de congelamento;
CUIDADO
• Após o término do procedimento; realize a limpeza e desinfecção e/ou esterilização conforme a descrição de Procedimento de limpeza e desinfecção.
• Para uma nova utilização limpe adequadamente. Após ter terminado o procedimento, realize a limpeza, desinfecção e/ou esterilização. Para maiores detalhes consulte o tópico específico neste Manual.
CUIDADO
Antes da primeira utilização e após cada utilização em paciente, se necessário, LIMPE a Válvula, e DESINFECTE/ESTERILIZE;
CUIDADO
• A limpeza deve ser feita com pano umedecido em água e sabão neutro, retirando o produto do local de uso.
• Após a limpeza, faça a secagem com um pano limpo, macio e seco.
• A desinfecção / limpeza não pode ser feita por imersão ou em câmaras fechadas sob temperaturas superiores a temperatura ambiente, pois poderá danificar os componentes internos do produto e do manômetro.
• Não pode ser utilizado Hipoclorito de Sódio (cloro) na desinfecção / limpeza, pois poderá danificar o manômetro.
Utilize álcool 70% para desinfecção da parte externa utilizando pano limpo e umedecido, e faça a secagem com um pano limpo, macio e seco.
A Válvula redutora de pressão para cilindro NÃO DEVE ser submetida à autoclave, pois não suporta as temperaturas deste processo e será danificada.
• Verifique, periodicamente, a limpeza e o perfeito estado de conservação da Válvula. Caso seja constatada qualquer deformação ou outra irregularidade, faça a substituição por uma nova Válvula.
• Para manter bom estado de conservação do produto, deve efetuar diariamente utilizando um pano umedecido em solução de água e sabão neutro, passando por toda a superfície da Válvula Redutora de Cilindro, e depois utilize um pano seco e limpo para retirar o excesso.
• Anualmente deve solicitar a realização de manutenção preventiva, calibração do manômetro e revisão de componentes pela Assistência Técnica Protec e/ou Autorizada.
Pressão de Entrada:
Máximo 200 kgf/cm²
Pressão de Saída:
3,5 ±0,3 kgf/cm²
Escala do Manômetro:
0 à 315 kgf/cm²
Material utilizado:
Latão Cromado
Válvula de Alívio:
7,0 ±0,3 kgf/cm²
Conexões de Entrada e Saída:
Conforme a Norma ABNT NBR 11.725
Tipos de Gás:
Oxigênio / Ar Comprimido / Óxido Nitroso / Gás Carbônico / Nitrogênio
Deve ser armazenado em local limpo e seco, sob temperaturas entre -5ºC à 45ºC e com umidade relativa inferior a 95% (Não condensada). Deve ser protegido de luz direta do sol e vapores químicos.
• Para transporte são admitidas variações de temperatura de -5ºC à 45ºC e com umidade relativa inferior 95%.
• Deve ser manuseado e transportado com cuidado e evitando batidas, principalmente quando estiver fora da embalagem.
A Protec Export garante este produto contra defeito de material ou fabricação por um período de 12 meses a partir da data de venda, comprovada através da Nota Fiscal de venda.
Não se incluem nesta garantia quaisquer danos causados por:
1. Utilização e/ou instalação inadequada ou em desacordo com os procedimentos contidos no manual;
2. Violação, ajustes ou manutenção realizados por pessoal não autorizado;
3. Acidentes ou agentes da natureza.
Os serviços em garantia serão prestados pela Protec Export ou seu representante devidamente autorizado. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.
FABRICANTE/ DISTRIBUIDOR
PROTEC EXPORT Ind. Com. Imp. Exp. Equip. Méd. Hosp. Ltda.
Rodovia Bunjiro Nakao, 49800 - Chácara Remanso
CEP 06726-300 - Cotia - SP
CNPJ: 06.207.441/0001-45
I.E.: 278.163.442.114
Autorização de Funcionamento ANVISA N° 8043514
Número do Registro do Produto no Ministério da Saúde/ANVISA: 80435149003
PABX: +55 (11) 3132-9899
Fax: +55 (11) 3714-1375